Separe um tempo e medite sobre todos os compromissos que um verdadeiro amigo deve ter e veja que só podemos encontrar tal comprometimento e perfeição em Jesus Cristo, o verdadeiro Amigo Fiel.

 

 AMIGO FIEL

Provérbios 17.17

Comecemos por uma breve definição do que é um amigo – “Amigo é aquele que quer bem a outro”.

Nós temos algumas pessoas que se mostram como nossos amigos e nós mesmos buscamos ser amigos de outros tantos. No entanto, podemos verificar que somos “imperfeitos” quanto a essa condição. Muitas vezes deixamos de cumprir nossa responsabilidade como tal. A amizade verdadeira é um “compromisso” para com o próximo. Alguém que não tem compromisso conosco, não pode ser tido como nosso verdadeiro amigo.

Até mesmo na condição de pais, procurando ser amigos de nossos próprios filhos, inúmeras vezes não sabemos como agir. Assim, acabamos não sendo os pais amigos que gostaríamos de ser. Até mesmo com eles nós erramos, por excesso ou omissão.

Podemos verificar que o verdadeiro amigo tem três compromissos básicos:

1)      Sinceridade – Ele nos fala a verdade (não nos engana e nem nos deixa no erro sem fazer nada a respeito, mesmo que esta verdade doa em nós).

2)      Compaixão – Ele se importa e se preocupa conosco e quando estamos em momento de alguma aflição, sabemos que de alguma forma podemos contar com ele.

3)      Companheirismo – Ele gosta de estar em nossa companhia. Quer nos ter consigo sempre que possível.

Esta é a definição de um amigo fiel. Dizemos que somos “amigos imperfeitos” porque, mesmo querendo bem a alguém todo o tempo, sempre falhamos em algum destes pontos.

Assim como a Perfeição em todas as outras coisas é encontrada somente em Jesus, também encontramos nele o amigo perfeito, que jamais nos desampara ou decepciona. Ele é aquele que se apresenta como nossoAmigo Fiel. Ele pode ser isto para você também.

Vejamos agora como Ele se relaciona conosco na base desses três compromissos:

1)      Sinceridade

- As palavras de alguém sincero são necessárias. Mesmo que elas nos machuquem. “Tapinhas nas costas” nem sempre são sinceros – Pv. 27.5-6.

- A correção e exortação são palavras que visam inteiramente o nosso bem.

- As palavras de Jesus, nem sempre são afáveis – Temos vários exemplos disso: Em Mt. 16.21-23 Ele repreendeu ao amado Pedro; em Mc. 11.15-17, não hesitou em mostrar o que faziam os religiosos; em João 6. 60, 66-70, não falou o que agradava o coração de falsos seguidores (falsos amigos); em João 3.17-20 Ele nos mostra nossas obras más.

- Enfim, Jesus sempre é sincero em nos corrigir. Ele, em Sua Palavra, sempre mostra o perigo do caminho em que está o pecador, assim como o crente quando se desvia da verdade.

2)      Compaixão

- Foi chamado de “amigo de pecadores”, porque se importava com eles (Mt. 11.19 e 9.9-12).

- Não há compaixão maior que a Dele (João 15.12-13 e 10.10-11).

- Ele quer dar descanso a nossas almas (rico ou pobre, velho e novo, etc.) (Mt.11.28-30).

- A Sua compaixão por nós é a grande marca do Seu Evangelho. Um amigo se sacrifica por compaixão daquele que é alvo de sua amizade e amor. Mas, Jesus, sacrificou Sua vida por amor aos Seus amigos.

3)      Companheirismo

- Ele nos escolheu para repartir conosco o Seu Reino (João 15.15-16).

- Prometeu estar conosco sempre (Mt. 28.20).

- Quer estar com seus amigos sempre (João 14.1-3) e virá nos buscar (Mt. 24.31).

- Jesus quer que seus amigos vivam eternamente com Ele e essa é a grande honra reservada para aqueles que são resgatados por Seu Amor. A Eterna Glória de estar ao lado de Cristo, sendo, inclusive, colocados na condição de co-herdeiros do Reino Dele (Rm. 8.17) 

Não existe melhor amigo que este. Amigo eterno, que nunca nos deixa; que deixou toda sua Gloria e deu sua vida por nós. Queremos que você conheça e tenha este amigo também. Em nossa amizade “imperfeita”, queremos lhe mostrar aquele amigo que é perfeito. Que você ouça Sua repreensão sincera e amorosa,desfrute da Sua Compaixão e ande em Sua companhia.

 

Mensagem ministrada no culto especial: “Dia do Amigo” – Igreja Batista Betel Independente – em 22/09/2007